Recebemos em Outubro de 2016 um par de Osprey Talon 22, onde apresentamos as nossas primeiras impressões. Usamos essas multiday packs para o desenvolvimento do Manual Brasileiro de Bikepacking e para nortear a propagação da categoria aqui no Brasil. Depois do sucesso do projeto e um ano de uso contínuo, pesado, molhado e áspero, chegou a hora de fazer um review completo.

photo_2017-10-25_21-21-39

A Osprey é líder mundial no mercado de mochilas de aventura e desenvolve seus produtos desde 1974. Hoje no Brasil a marca é representada pela Bronet, importadora que também representa a Julbo, Merida, Tern e Jetboil.

Uma das coisas mais surpreendentes da Osprey: eles oferecem garantia vitalícia para todas as mochilas, independente se você é o primeiro, segundo, terceiro ou milésimo dono do exemplar.

Material e construção:
– Nylon de duas densidades diferentes no corpo (mais leve)
– Costuras ótimas (resistentes e camufladas)
– Painel traseiro Airscape, muito leve e suficientemente rígido (mobilidade)
– Tela Power Mesh na frente, nos bolsos da cintura e nas laterais
– Buckles, zíperes e elásticos não demonstram desgaste apesar do uso árduo e contínuo

Peso e categorias de uso:
– 750g, o que é muito leve para os acessórios e resistência que apresenta
– Você pode usar a sua Osprey Talon 22 para Bikepacking, Mountain Bike, Day Hike, Uso Urbano, Viagem, Escalada, Acampamento, Eski, Corrida de Aventura e o que mais a imaginação permitir
– Bag muito versátil, se encaixa na categoria MultiDayPack

Design e fit:
– Design arrojado, aerodinâmico e moderno
– Vem de fábrica em dois tamanhos (experimentar em loja autorizada ou falar com a Osprey)
– Regulagem prática com velcro nas alças, cintura versátil (para pessoas gordas e magras, finas e largas), tiras e buckles super fáceis de usar, alça ultralight e respirável traz muita mobilidade e conforto
– Requer alguns testes pra encaixar o fit do seu corpo, dependendo da sua atividade e peso que vai levar. Eu demorei algumas horas de atividade para chegar no meu fit, depois disso nunca mais fiz nenhuma mudança nas alças, tiras de peito e cintura ou costado.

Funcionalidades e equipagem: (aqui vou falar individualmente de cada item)
-Bolso Principal
O tamanho é ótimo, super prático e acessível, tem dois zíperes que correm independentemente, facilitando a abertura. É resistente à água. Facilmente você acomoda várias coisas, seja qual for a sua atividade: se locomover na cidade, pegar um vôo, praticar enduro, allmountain, bikepacking, corrida de aventura ou fazer compras no supermercado. Cuide sempre a maneira de montar a mochila para que permaneça com o costado confortável e não afete o seu centro de gravidade na atividade. Pra usar na cidade, cabe tudo necessário pra se locomover de bike e trocar de roupa no trabalho ou na faculdade. Para bikepacking facilmente se acomodam as ferramentas, comida, saco de dormir, roupas, eletronicos e itens de valor. (depende do volume do seu equipamento)

– Bolso coadjuvante
No topo da mochila, é perfeito para armazenar suas importâncias, talheres, chaves de casa (tem um mosquetinho específico), miudezas de qualquer espécie e óculos. É feito em nylon semi-fofo anti-arranhão para as suas lentes solares ou de grau.

– Bolso Interno
Um bolso transparente logo no topo do compartimento principal, na parte interna. Eu já dei diversos usos pra ele. É bom pra guardar uma camera cybershot, ou substituir a sua necessaire, ou guardar itens de maior valor.

– Lidlock (suporte de capacete)
Perfeito! Os problemas de onde enfiar o capacete quando você está fora da bicicleta simplesmente acabaram. O Lidlock, que é marca registrada da Osprey, é o que eu sempre quis em uma mochila. Pra entrar no mercado durante o pedal, pra guardar o capacete quando vai entrar numa locomoção extra (trem, onibus, avião), eu não recomendo fazer isso, mas pode até guardar o capacete enquanto está pedalando numa estrada interiorana sem carros, enfrentando uma longa subida, empurrando a bike pra cima de uma montanha intransponível. Gênios.

– Powermesh
Mágico. Essa espécie de tecido / rede / bolso feito de um elástico com desenho ripstop vai te ajudar a pegar os itens que mais usas. Eu uso pra colocar várias coisas diferentes, em situações diferentes. No maior dos bolsos: a minha camera bag, meu anorak, meu teto da barraca condensada pela manhã, minha roupa suja/molhada, meus snacks. Nos laterais, dá pra colocar duas garrafas 700ml, ou qualquer coisa que tenha volume similar. Nos bolsos da cinta, um eu coloco o celular, onde o ziper facilita a saída do fone de ouvido. No outro, alguns snacks, canivete allen e a “carteira”. Ainda tem um bolsinho na alça, onde eu sempre levo o canivete multifunção.

– Bolsos e Alças respiráveis
As alças e os bolsos da Talon são respiráveis, o que facilita muito a transpiração e troca de temperatura com o ambiente, principalmente naqueles dias que você enfrente o inferno na terra.

– Apito de emergencia
O apito fica camuflado no buckle peitoral. Muito prático de usar e super alto. Esse item é obrigatório em várias corridas de aventura e conveniente em algumas trilhas de mountain bike. Eu nunca tive que usar, graças a algumas entidades supremas que tem me acompanhado por aí.

– Stow-on-the-go
Para quem está praticando trekking ou hiking e tem que cruzar cercas, portões, rios com cordas de contenção, fazer uma escalada, subir numa árvore, entrar num boteco, cruzar pontes móveis, pinguelas e assemelhados, e precisa abandonar os bastões de caminhada. Esse sistema desenvolvido pela Osprey é feito para que você acople os bastões de caminhada na mochila sem ter de tirar ela das costas.

– Suporte para bastão caminhada
Super prático e bem acabado, é ótimo e fixa com muita firmeza os bastões de caminhada, piolets e inclusive os espeques da barraca. Eu venho usando os espeques nesse compartimento desde que recebemos essas mochilas da Osprey e sempre foi ótimo.

– Bolso para hidratação externo
O compartimento para armazenar a sua bolsa de hidratação(não acompanha a mochila) fica em compartimento separado do bolso e zíperes principais. Com um mini-buckle de fácil acesso, a bolsa de água fica entre as costas e o resto da sua carga. Isso evita que você tenha que abrir a mochila e jogar suas coisas no chão do local que estiver pra carregar o estoque de água. Também te deixa mais tranquilo quanto aos vazamentos porque é separado por uma camada de nylon impermeável com escape da água no fundo da mochila. Aceita reservatórios de todos os tamanhos, até 3 litros. As alças da mochila tem cintas que você pode passar a mangueira da maneira que preferir. Eu passo a mangueira nas duas cintas da direita e coloco o bico dentro do bolso no lado esquerdo. Acessível pra beber e prático para desmontar.

-Outros Detalhes
Suporte para luzinha traseira em lugar estratégico
Tiras laterais para compactar a mochila
Tira peitoral corrediça para melhor ajuste
Zíperes com pegada muito ergonômica e firme

Durabilidade e resistencia:
– Resistente, tudo dentro do esperado para uma mochila esportiva de alta performance. Apesar de JAMAIS ter lavado a mochila, tive apenas um problema com o zíper direito do bolso da cintura: devido à oxidação, o guia do ziper tirou um dos dentes do lugar e eu tinha dificuldade para fechar o bolso. Propositalmente eu fui negligente com a manutenção da mochila, afinal pegamos ela pra testar na pior condição possível. Assumi essa tarefa pra tranquilizar os próximos usuários: se você cuidar da sua como manda o fabricante, ela resistirá por décadas.
– Alguns detalhes estéticos, como cor das tiras (encardimento), cores claras dos bolsos e breve afrouxamento do powermesh
– Suporta muita coisa dentro, pelo peso da mochila, é um equipamento super forte
– Recomendado levar até 10kg pelo fabricante

Conclusão:
A Talon 22 é uma mochila super versátil para quem pratica as mais variadas atividades outdoor. O peso, tamanho e disposição dos bolsos permite as mais variadas organizações de equipamentos, na preferencia do praticante. Uma mochila leve e resistente, que pode ser sua companheira pra tudo. O valor nas lojas varia entre 350 e 600 reais. O design arrojado, o acabamento impecável e as cores disponíveis destacam a Osprey no meio de outras mochilas do segmento. A fixação da mochila no corpo é surpreendente, e você não se sente abraçado por um urso.

Anúncios