Esse texto foi escrito pelo Freitas, nosso colega de trabalho, de vida e de aventura. Mais um dos que antecedem a viagem dele pela América do Sul, que parte em Outubro. O Freitas sai de Porto Alegre rumo ao Ushuaia, depois vai em direção ao norte atravessando a Cordilheira dos Andes. Veja a primeira postagem dele aqui.

Dias atrás eu conversava com alguns amigos, após um passeio em bicicleta até o extremo sul de Porto Alegre sobre a idéia de fazermos uma viagem até Santa Catarina – não demorou muito pra acontecer. Dia 25 de Junho, 06 e algo da manhã, saíamos de Porto Alegre: eu, Andrey, Caio e Lambari. A nossa idéia era chegar em Imbituba/SC percorrendo, em 2 dias, a distância de 400km.

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas

Assim como eu, o restante dos participantes almeja percorrer longas distâncias a partir de Outubro. A expedição dos meus amigos chama-se Latintin e eles pretendem alcançar países da América Central passando pelo Chile, Peru, Colômbia dentre outros.

Sendo assim, resolvi mudar a data da minha partida. Eu sairia de Porto Alegre em Setembro, decidi mudar para Outubro e chegaremos todos juntos em Buenos Aires. A partir de lá, nos despediremos, já que pretendo enfrentar todo o leste argentino em direção ao território da província de Terra do Fogo enquanto eles seguirão pelo norte argentino em direção a capital chilena.

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 1

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 2

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 3

A rotina que vivo na cidade trabalhando como ciclista-mensageiro na Pedal Express são solitárias em vários momentos. É como se eu estivesse num escritório ou numa sala vazia, porém sem paredes, o cockpit da bicicleta é a mesa de trabalho e a música preenche meus ouvidos e fazem a minha mente ir um pouco mais longe. Em meio a estas maravilhas, preciso atuar com maestria no trânsito e garantir a minha integridade e a dos demais para que tudo flua da melhor forma.

Esta característica introspectiva foi bem presente no primeiro dia de viagem na Freeway e BR101, nos 200km até Torres. Eu me distanciei do restante do grupo algumas vezes. Tentei compensar com algumas fotos que fazia enquanto esperava a aproximação dos amigos.

Devido às fugas, cheguei em Torres acompanhado do Lambari com 1h de diferença do Andrey e Caio, que decidiram parar mais vezes. A primeira dupla a chegar no primeiro destino adiantou a compra de mantimentos enquanto aguardava o restante do grupo. Foi acabarmos as compras, o mercado fechar que apareceram os amigos, perfeito! Um amigo do Caio emprestou uma casa pra nos abrigarmos na noite entre um vinho e conversas, fizemos uma boa janta e fomos dormir próximo da meia noite. Queríamos muito acordar às 4h da manhã e pegar a estrada por volta das 5h; Impossível! Chegamos a acordar com a música de “despertar” do Caio – Aquela musica parecia canção de ninar… Dormimos até umas 8h e partimos de Torres às 11h, completamente tarde pra quem precisaria pedalar 200km. Com a saída tardia, a previsão de chegada em Imbituba seria de madrugada. Decidimos por manter uma média baixa, fazer paradas a cada 30km e curtir a estrada, já que era a vontade de todos.

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 4

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 5

Próximo das 14h, vimos que a caixa de direção da bicicleta do Caio estava com problemas. Paramos numa oficina de caminhões às margens da BR. Constatamos que era necessário substituir o colar de esferas. Com a dica de mestre do mecânico, achamos uma bicicletaria que estava fechada. O Sr. Lindomar estava almoçando e pediu-nos pra aguardar. Disse que estava sem mecânico e que não teria como ajudar. Me propus a trocar a peça, se ele emprestasse a oficina. No final, trocamos a peça e uma boa conversa. próximo das 15h partimos e só pensávamos na estrada à noite.

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 8

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 6

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 7

Era 18h e estávamos parados tomando um saboroso café, bebida mágica que estimulava o time. Naquele momento decidimos que não iríamos acampar em outro lugar que não fosse em Imbituba. Faltavam 120km. Às 22h a fome bateu de vez. Paramos numa mata num terreno mais alto que a estrada e um tanto distante de um conjunto de moradias. Adentramos na mata, catamos lenha e acendemos uma pequena fogueira pra começar a cozinhar um arroz com legumes, polenta e pão. A movimentação estranha e discreta que fazíamos espantou um carro que saía de uma das casas. Não demorou muito para recebermos a visita da policia local. Em meio aos entendimentos de ambas as partes, o Caio já estava indicando as páginas das redes sociais do Latintin e aí começou o dialogo com as perguntas curiosas dos policiais em saber porquê pedalar a noite, os planos e a conversa foi se estendendo. “Bom, o café tá no fogo. Vocês me dão licença, vou voltar pra “cozinha”- Disse eu e saí de cena.

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 9

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 10

Pelotão formado. Dois na frente e dois atrás. Farois iluminavam a estrada praticamente escura e com baixo fluxo dos caminhoes devido a hora tardia. Vento soprando contra e, a favor, um céu magnifico.

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 11

Chegamos em Imbituba às 6h. O próximo destino era a praia da Ribanceira e 5km nos separavam da casa da Lari – amiga do Caio. Meta volante: Dormir um bocado!Desde o primeiro dia da viagem presenciamos dias maravilhosos. Céu limpo e temperaturas agradáveis e como ainda não tínhamos acampado, fomos a pé até a praia d’água, numa travessia a pé de 40min. Dormimos sem a proteção impermeável da barraca observando todo o céu a nossa volta.

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 13

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 12

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 15

Reservamos o dia seguinte para descansar e aproveitar os lugares ao redor. Decidi pedalar sem os alforjes pela cidade e comprar nossas passagens para a madrugada do mesmo dia.

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 17

cicloturismo porto alegre imbituba freeway bicicletas carregadas 18

Me senti muito bem em ter viajado acompanhado dessa galera e sei que será épico nosso trajeto até Buenos Aires.Será emocionante o momento que eu me despedirei dos amigos e seguirei solitário rumo ao Sul Argentino. Estou curioso pra viver.

O power bank mais uma vez garantindo gravar com sucesso a info no Strava – com um errinho – os 400km no total: https://www.strava.com/activities/621693167

Todas as fotos por Freitas Freitas.